terça-feira, 18 de novembro de 2014

Faculdade: O que eu vou cursar?

Olá pessoal, tudo bem com vocês?
Hoje vim contar, depois de muito sufoco, dúvida e mau humor, qual curso eu decidi fazer a partir do ano que vem.
Bom, eu até tinha começado a digitar que cursos ia fazer, porque ia fazer, porque mudei de ideia, mas como ia ser rolo demais para qualquer pessoa entender, vou apenas listá-los na ordem de escolha. Ah, alguns repetem:

  1. Estética e Cosmética
  2. Sistemas de Informação
  3. Sistemas para Internet
  4. Arquitetura e Urbanismo
  5. Agronomia
  6. Arquitetura e Urbanismo
  7. Sistemas de Informação
Como deu para notar fiquei mais em dúvida entre Arquitetura e Sistemas de Informação, e variei muito as áreas pelas quais quase optei, devido a isto marquei uma visita à uma faculdade aqui perto na qual eu já havia feito inscrição para o Vestibular e na qual os dois cursos estão disponíveis como opção de escolha.
Depois de conhecer mais profundamente e conversar com alguns alunos e com o coordenador dos cursos da área de Informática, optei por Sistemas de Informação.
Pretendo me especializar em alguma área relacionada a internet quando finalizar o curso, porém pode ser que eu mude de ideia durante o mesmo.
Aliás, uma informação importante: Optei por Sistemas de Informação por ser mais abrangente e para que eu possa escolher entre várias áreas no final ao invés de optar por Sistemas para Internet e conhecer só esta área. Outra diferença entre os dois é que Sistemas de Informação é Bacharel e Sistemas para Internet é Tecnólogo, o que pode me privar de participar de alguns concursos que eu queira participar no futuro.

Vou falar sobre algumas informações mais específicas sobre o curso encontradas no site da instituição em que pretendo cursar S.I. e no Guia do Estudante :
Duração: 8 semestres/4 anos
Perfil do curso: O profissional formado pelo Curso de Sistemas de Informação apresenta um perfil que o torna habilitado para as seguintes competências e habilidades gerais: 
  • Avaliar e selecionar software e hardware adequados às necessidades empresariais, industriais, administrativas de ensino e de pesquisa; 
  • Analisar, projetar e desenvolver softwares para fins científicos e comerciais; 
  • Projetar bancos de dados, redes locais e remotas; 
  • Atuar como gerente de informática, de redes e de projetos. 
Os Sistemas de Informação são difundidos por todas as funções organizacionais, sendo usados por contabilidade, finanças, vendas, produção e assim por diante. Esse uso generalizado aumenta a necessidade de profissionais com conhecimento do desenvolvimento e gerenciamento de sistemas aptos a apoiar a inovação, planejamento, gerenciamento e coordenação dos recursos de informação. Isto ocorre porque o desenvolvimento de sistemas de informação envolve não apenas sistemas integrados abrangendo toda a organização, mas, também, o apoio para o desenvolvimento de aplicações departamentais e individuais. 
O Curso de Sistemas de Informação apresenta-se como excelente alternativa de formação profissional, indo ao encontro ao mercado de trabalho em franca expansão e carente de profissionais com sólida formação técnica e acadêmica, tanto na iniciativa privada - setores industriais, comerciais e de prestação de serviços - quanto nos órgãos públicos.
Salário inicial: R$ 2000,00

Espero que vocês tenham conseguido entender um pouquinho sobre o curso que eu vou fazer.
Assim que começar a faculdade (se eu passar no vestibular, logicamente), eu faço atualizações sobre como anda o curso, sobre o que estou achando, materiais, etc.
Beijos, A.

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo post. Ficou bem esclarecedor e certamente ajudará outras pessoas que querem entender melhor sobre os cursos da área de informática.

Algodão Doce disse...

Muito obrigada!
Que bom que você gostou! (: